Análise dos acidentes do trabalho em Senador Amaral – Minas Gerais: uma abordagem para a gestão pública
O Boletim tem como objetivo principal analisar a exposição combinada aos agrotóxicos e os acidentes de trabalho identificados nos trabalhadores da região de Senador Amaral.
Objetivos Específicos:
– Identificar trabalhadores em risco de vulnerabilidades;
– Realizar vigilância em ambiente de trabalho e agravantes;
– Incentivar o uso de EPI aos trabalhadores;
– Realizar educação em saúde.
O município de Senador Amaral possui 468 trabalhadores e se distribuem em diversos setores, com destaque para a Agropecuária e Extração Vegetal. Diante disto, identificamos a necessidade da implantação de ações voltadas à promoção da saúde e a prevenção de acidentes, com vistas a melhorar as relações saúde e trabalho. Hoje existe uma preocupação da gestão municipal com os problemas relacionados à saúde do trabalhador, tais com: estresses, adoecimentos por transtornos psicossociais, risco de intoxicação exógena, entre outros.
Ações Realizadas
Dentre essas ações foram desenvolvidas para o primeiro quadrimestre de 2017, educação em saúde com palestras de Prevenção de Acidente de Trabalho; Utilização de EPI´s; Os danos à saúde sobre o uso de agrotóxico; Promoção: realização de vacinação em campo contra Hepatite B e dT; Testes rápidos de Hepatite B e HIV e aferição de pressão arterial e glicemia capilar.
Para realização das atividades, contamos com descentralização das atividades da sala de vacina das duas UBS e com as duas equipes de ESF municipal que realizaram as atividades em campo.
Secretaria Muncipal de Saúde de Senador Amaral
Novo tempo, Novas ideias!